Categorias
Outros

MedioTec 2021: Como funciona? Cursos, Inscrições e Vagas

O Governo Federal sempre preocupado com a nossa geração jovem, implantou o programa MedioTec 2021, que será uma continuação do programa de acesso ao ensino técnico e emprego, mais conhecido como Pronatec. O objetivo do programa MedioTec é o mesmo do que o do Pronatec 2021, onde visa oferecer formação profissional e técnica de maneira integrada a educação de nível médio em tempo integral.

MedioTec 2021
MedioTec 2021

A ideia do programa é oferecer mais de 82 mil oportunidades em todo o país, o programa surgiu para reforçar toda a reformulação do ensino no Brasil, esse tipo de formação oferecida pelo o programa ajuda ao jovem futuramente na inclusão ao mercado de trabalho.

Todos os optantes e participantes do programa ao concluírem seus estudos irão receber um certificado duplo de formação.


Como funciona o MedioTec 2021?

Por ser uma implantação recente o Governo Federal ainda não divulgou detalhes do programa, estima-se que agora no início dos meses do ano de 2021 comece o processo de inscrição.

A intenção do Governo Federal é que o programa se prolongue a longo prazo, pois o Governo investiu cerca de R$ 1,5 bilhão para dois anos de programa, que pretende formar mais de 500 mil novos alunos neste modelo de ensino.


Inscrições Mediotec 2021

Para se inscrever no Programa Mediotec 2021, basta o candidato estar cursando o ensino médio e realizar a inscrição no Pronatec 2021. As vagas abertas para estudantes do ensino médio podem ser acessadas diretamente no portal oficial do programa.

Para realizar a inscrição presencialmente na instituição de ensino, o jovem deve portar:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de conclusão do ensino fundamental.
Inscrições Mediotec 2021
Inscrições Mediotec 2021

MedioTec 2021 Cursos

O Governo Federal ainda não divulgou muito sobre os cursos que serão oferecidos pelo o programa MedioTec 2021, a única informação concedida até o momento é que os cursos ofertados serão da modalidade técnica de nível concomitante. Sendo assim, todos que concluíram a última fase do ensino fundamental, já podem participar do programa.

Cursos MedioTec
Cursos MedioTec

A intenção do Governo é que com o aumento da carga horaria por conta do novo modelo de ensino, essas matérias obrigatórias sejam cursadas, sendo garantidos ao aluno (a) a formação e qualificação técnica ainda no ensino médio. De maneira geral, o programa vai facilitar a entrada desses jovens ao mercado de trabalho.

Confira também outros programas que disponibilizam cursos profissionalizantes:


Vagas MedioTec 2021

O Governo Federal investiu bastante no programa MedioTec 2021, serão ofertadas 82 mil oportunidades voltadas ao mercado de formação técnica integrado ao ensino médio básico.

Instituições de ensino federal e privada farão parte desde grande projeto, acolhendo esses novos alunos inscritos no programa. O foco do Programa é atender os jovens de áreas carentes, oferecendo a essas classes sociais a oportunidade de qualificação.

Diversas regiões já receberam investimento do programa que em breve irá contemplar a oportunidade a diversos jovens brasileiros da sua região.

Pronatec Inscrições 2021 – Confira aqui as vagas disponíveis
Pronatec Inscrições 2021 – Confira aqui as vagas disponíveis

A qualificação profissional técnica é muito importante para o jovem que está em formação profissional, o curso técnico oferece a oportunidade de aprender na pratica tudo o que o mesmo irá vivenciar no mercado competitivo lá fora.

Sendo assim, o Governo Federal agora visa oferecer essa qualificação integrada ao ensino médio. Dessa forma, ao concluir o ensino básico o jovem já estará apto ao mercado de trabalho com uma área especifica de atuação.

Consequentemente a inclusão destes jovens no mercado de trabalho serão mais fáceis, visto que hoje sabemos a divulgada da contratação do primeiro empregado para quem não tem experiência profissional e qualificação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *